GT dá seguimento à atualização do Código de Ética do Zootecnista

16/04/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

""

Foi realizada, nos dias 14 e 15 de abril, na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, a reunião final do Grupo de Trabalho responsável por pensar a reformulação do Código de Ética do Zootecnista, documento criado pela Resolução CFMV nº 413, de 10 de dezembro de 1982.

Na ocasião, o GT, formado pelos zootecnistas Elis Aparecido Bento, Bruno de Souza Mariano e Luis Fernando Batista Pinto, destacou a importância de finalizar um trabalho que teve início há mais de seis anos por meio de discussões da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia (CNEZ) e da categoria, em fóruns da área.

 “Os zootecnistas têm uma grande expectativa por essa nova versão, já que o Código de Ética em vigor é de 1982 e tem urgência em ser atualizado”, afirma Elis Aparecido Bento.

Um dos principais ajustes feitos para o novo texto do Código, segundo o Grupo, foi o alinhamento das penalidades aos graus de infração éticas que constam no texto. O documento servirá de fundamento para a aplicação de penalidade em processo ético-profissional. “Tivemos o cuidado de ver se uma ação tinha um fator agravante maior do que o outro, de modo a não haver nenhuma injustiça nos julgamentos”, explica Bruno de Souza Mariano.  

O GT lembra que o código deve ser conhecido pelos zootecnistas para que atuem com ética e zelo de acordo com as atividades discriminadas. Para Mariano, uma ação importante, após a aprovação definitiva do novo Código, é que ele seja gradualmente substituído nas grades dos cursos de graduação de Zootecnia do país.

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, destaca que após a finalização do trabalho pelo GT, que deve ocorrer até o final de abril, o documento será submetido à consulta pública, analisado por um professor de ética e, finalmente, enviado para a apreciação do plenário do Conselho.

Saiba mais: http://portal.cfmv.gov.br/noticia/index/id/4148/secao/6